home


Mudanças no Processo de Avaliação

Neste ano estamos introduzindo mudanças significativas nas atividades da Comissão de Programa do SIBGRAPI. Essas mudanças tem como objetivo permitir uma maior participação dos autores no processo de seleção dos seus trabalhos submetidos ao simpósio.

Serão feitas as seguintes modificações:

A mudança na submissão de trabalhos consiste na solicitação aos autores de mais informações sobre os trabalhos, através da ficha de submissão eletrônica. Tais informações se referem,principalmente, a submissões prévias do trabalho para o SIBGRAPI ou outras conferências. Com isso, pretendemos estimular a re-submissão de trabalhos potencialmente bons, que foram recusados anteriormente por não estarem maduros para publicação.

A mudança na avaliação dos trabalhos consiste na inclusão de mais uma etapa no processo. Nessa etapa, os autores terão a oportunidade de comentar a avaliação inicial dos seus trabalhos, fornecendo assim mais subsídios para uma decisão final da comissão. Com isso, pretendemos evitar possíveis falhas no julgamento dos trabalhos.

O novo esquema de avaliação de trabalhos foi referendado na Assembléia Geral da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens realizada em São Carlos no ano passado.

Cabe ainda ressaltar que as presentes mudanças são resultado de um longo processo de amadurecimento das áreas de CG e PI no Brasil, para o qual contribuiram com a sua participação todos os membros da comunidade. Não obstante, alguns indivíduos merecem um crédito especial pelo papel que tiveram na concretização dessas metas: Carla Freitas (UFRGS), que consolidou os critérios atuais de julgamento dos trabalhos; Luciano da Fontoura Costa (USP-SC), que lançou a idéia de uma maior participação dos autores; e Roberto Lotufo (UNICAMP), que elaborou o novo esquema de avaliação de trabalhos.