Processo de Avaliação de Submissões
1. Os trabalhos sao submetidos na forma impressa, com um resumo na forma
eletronica ASCII enviada por e-mail.
2. Os trabalhos sao tabelados contendo título e cidade(s) que o(s)
autor(er) pertencem. Esta tabela é distribuída aos membros da CP.
3. Os membros da CP indicam ao presidente da CP quais os trabalhos que
tem preferencia para ser responsavel no processo de revisao. Com base
nesta pesquisa, o presidente faz a distribuicao dos trabalhos
2. Os trabalhos sao distribuidos de modo que todos os trabalhos tenham
3 revisores de locais distintos do local do(s) autor(es).
Junto com cada copia para revisao, é entregue um pequeno manual do
revisor do SIBGRAPI. O questionario de avaliacao é distribuido por
e-mail aos membros da CP que se encarregam de redistribui-los ao
revisores locais.
As sugestoes feitas pelos avaliadores aos
autores dos trabalhos deverao ser enviadas por e-mail. Nao é permitido
ao avaliador fazer menção à copia impressa corrigida. É proibido
sugerir mudança na categoria do trabalho, i.e., artigo para comunicacao
ou vice-versa. O trabalho deve ser julgado como foi submetido. Sugestões
aos autores podem ser feitas para o aprimoramento do trabalho, mas não
como condicao para sua aceitacao.
3. Cada membro da CP é responsável pela distribuicao das submissoes aos
avaliadores locais. Nesta fase, o membro da CP não deve ser revisor
de nenhum trabalho.
4. Os membros da CP devolvem os questionarios por e-mail ao presidente,
para tabulacao inicial.
5. O presidente faz a tabulacao inicial dos trabalhos, calculando a
media das tres avaliacoes globais. Um criterio automatico baseando-se
apenas nas notas calculadas é definido, resultando em aceitacao ou
rejeicao do trabalho.
6. O presidente divulga por e-mail aos autores, os 3 questionarios da
avaliacao preenchidos junto com o criterio automático. É solicitado
ao autor, que opcionalmente envie por e-mail ao presidente,
uma única mensagem de defesa de seu trabalho.
7. O presidente encaminha: i) a resposta dos autores; ii) as tres
avaliacoes feitas, e iii) criterio automático, aos membros da
CP responsaveis pela avaliacao daqueles trabalhos.
8. Cada membro da CP, com posse nos trabalhos a ele inicialmente distribuidos,
faz sua avaliacao, preenchendo o questionario padrão, porém agora à
luz das tres avaliacoes já feitas e da resposta do autor. O membro
dá um parecer final de aceitacao ou rejeicao.
9. O presidente, com base nas tres avaliacoes finais de cada membro da
CP divulga o resultado baseado na maioria simples das 3 respostas.
O presidente divulga aos autores as tres avaliacoes finais do seu trabalho
junto com a decisao final.
10. O Presidente da CP (ou o editor, no caso de serem pessoas diferentes)
observa formato e solicita aos autores o envio do texto definitivo.