VEREDAS, Revista do 
Centro Cultural do Brasil
Ano 1 Nº9 Set 96

Projeto Observatório Cibernético

(parte3)

Antecessores do Visorama

Panorama

Pintura monumental realizada num espaço circular, com representações da natureza e de episódios históricos, que o espectador observa como imitação da realidade. Patenteado em 1787 por Robert Baker, no século 19 o panorama foi criado em prédios com altura equivalente a dois ou três andares. O pintor Victor Meirelles produziu panoramas no Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, o modelo ganhou uma versão para imagem em movimento, o rnoving piclure. O visitante se situava numa imitação de trem para assislir a um desfile de imagens que simulavam, por exemplo, uma viagem pelo rio Mississipi.

Cinerama

Foi criado como uma tentativa de aperfeicoar as salas de cinema, a parlir da idéia do panorama. Dispunha de uma imensa tela curvada em 6ngulo de 180 graus, que exibia uma imagem única produzida por três projetores. Em 1952, Nova York ganhou um gigantesco modelo inspiMdo no cinerama que Grimoin Sanson instalara com dez projetores e panoramica de 180 graus, em 1900, em Paris. Substituído pelo cinema de 70 milímetros, o cinerama hoje em dia tem seu efeito reproduzido, em escala ainda maior, pelos sistemas canadenses Imax e Omnimax.

Sensorama

Dentro de uma pequena cabine, o espectador se senta numa motocicleta, tendo a sensação de realizar um passeio, graças à utilizaçao de loops de filmes, com direito a movimentos no assento, som estereofônico, odores e outros efeitos especiais. Foi inventado em 1950 pelo cineasta Morton Heilig, que oferecia ao público um passeio de moto pelo bairro novaiorquino do Brooklyn. Representa a primeira tentativa de se criar um sistema interativo a partir do aperfeiçoamento da projeção múltipla do cinerama, bem como um dos primeiros sistemas multisensoriais de realidade virtual.


home Port