X SIBGRAPI (1997) - Curso B3
Resumo.
O objetivo do curso é conceituar projeções planares,
apresentando a sua classificação e formas algébricas
de manipulá-las. Com base nestes conceitos, será
ilustrado o funcionamento do esquema de
transformações em bibliotecas e sistemas gráficos
que manipulam primitivas tridimensionais.
No que se refere a conceituação das projeções, além
da exposição teórica, os participantes terao acesso
aos textos dos assuntos tratados, bem como poderao
operar dois programas, implementados de acordo com os
conceitos mencionados, para realizarem experiências
com os parâmetros das projeções.
Em relação as bibliotecas gráficas, será analisado o
esquema de transformação da OpenGL e do VRML. Um
ponto importante é se destacar como exportar os
parâmetros de projeção de uma biblioteca para outra.
No que tange a sistemas gráficos, serão discutidos
como aplicativos gráficos utilizados para modelar e
renderizar objetos complexos, como, por exemplo, o
AutoCAD e o 3D Studio, fazem o uso dos conceitos de
projeções.
[ contactar autores | notas de aula ]