X SIBGRAPI (1997) - Curso B3


Projeções Planares e o seu uso em Computação Gráfica

Prof. Dr. André Luiz Battaiola, Departamento de Computação / UFSCar

Resumo.
O objetivo do curso é conceituar projeções planares, apresentando a sua classificação e formas algébricas de manipulá-las. Com base nestes conceitos, será ilustrado o funcionamento do esquema de transformações em bibliotecas e sistemas gráficos que manipulam primitivas tridimensionais.
No que se refere a conceituação das projeções, além da exposição teórica, os participantes terao acesso aos textos dos assuntos tratados, bem como poderao operar dois programas, implementados de acordo com os conceitos mencionados, para realizarem experiências com os parâmetros das projeções.
Em relação as bibliotecas gráficas, será analisado o esquema de transformação da OpenGL e do VRML. Um ponto importante é se destacar como exportar os parâmetros de projeção de uma biblioteca para outra.
No que tange a sistemas gráficos, serão discutidos como aplicativos gráficos utilizados para modelar e renderizar objetos complexos, como, por exemplo, o AutoCAD e o 3D Studio, fazem o uso dos conceitos de projeções.

[ contactar autores | notas de aula ]