Anais do IX SIBGRAPI'96 (1996), -
Esta palestra descreve alguns dos problemas enfrentados no desenvolvimento de sistemas para Computação Gráfica e Processamento de Imagens, ilustrada com exemplos baseados na experiência do INPE.
O título foi inspirado na dicotomia "trabalho e aventura" apresentada por Sérgio Buarque em seu "Raízes do Brasil", onde os termos "trabalhador" e "aventureiro" são utilizados para denotar princípios opostos das atividades humanas. O trabalhador, movido pela ética da persistência, busca, através de lento esforço, alcançar metas bem delimitadas e conhecidas. Já o aventureiro, orientado pela ética da conquista, irá buscar alcançar o impossível, com um mínimo de investimento.
A tese defendida é que um software com qualidade é obtido através do equilíbrio entre os dois princípios. Guiado apenas pela lógica do trabalhador, o produto final será competente, mas limitado. A ética do aventureiro, se aplicada ao extremo, irá gerar belos protótipos inacabados. Da combinação judiciosa entre o trabalho sistemático e a criatividade caótica da inovação saem os bons sistemas.
O trabalho está organizado em cinco partes: