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Diretivas para a Comissão de Programa
Caro membro da Comissão de Programa do SIBGRAPI. As instruções nesse documento
visam orienta-lo sobre a dinâmica do processo de avaliação de trabalhos de modo
que realize bem as suas tarefas. Abaixo voce encontrará recomendações de como
proceder em cada etapa do processo:

1 - Distribuição dos Trabalhos

Você receberá a lista de todos os trabalhos submetidos para o simpósio,
contendo: titulo, cidade e nome do autor do trabalho.
Você deverá escolher os trabalhos pelos quais poderá se responsabilizar.
A sua escolha deve levar em conta o tema e a origem de cada trabalho, bem como
as áreas de especialidade dos potenciais revisores em sua instituição.

Envie, o mais rápido possivel, por correio eletrônico, a relação dos
trabalhos escolhidos para o Presidente da Comissão de Programa.

A partir dessa escolha, o Presidente da Comissão designará um certo número
de trabalhos para cada membro DISTRIBUIR a revisores locais por ele definidos.

Note que cada trabalho deve ser designado para 3 membros da Comissão de Programa.
Portanto, procure selecionar o maior número possivel de trabalhos, pois isso
facilitará a divisão dos trabalhos entre os membros da Comissão.

Lembre-se também que sómente em CASOS EXCEPCIONAIS o membro da comissão
poderá fazer a revisão de trabalhos nessa primeira fase, ja' ele será
responsável na segunda fase pela avaliação final dos mesmos.

2 - Seleção dos Revisores

Quando receber os trabalhos pelos quais ficará responsável, você deve
definir um revisor local para cada um desses trabalhos.

E' muito importante que os revisores sejam bem selecionados e orientados.
Esta é uma de suas tarefas principais!

Entregue ao revisor: 1) a cópia do trabalho que voce recebeu pelo correio,
e passe tambem para ele: 2) a ficha de avaliacao (em formato eletronico); e
3) as intruções para revisores.

E' vital para o bom andamento do processo de avaliação que não ocorram
atrasos. É sua responsabilidade cobrar dos revisores a entrega no prazo.

3 - Envio do Resultado das Revisões

Depois que receber as avaliacões feitas pelos revisores, você deverá:
1) verificar se a ficha de avaliação foi corretamente preenchida e
2) enviar os resultados, por correio eletronico, para o presidente da Comissão.

Envie uma mensagem individual para cada revisão. A data limite e' 1 de Julho.

O Presidente da Comissão fará uma compilação das avaliações de todos
os revisores sobre cada trabalho que serão repassadas aos seus respectivos
autores para comentários.

4 - Avaliação Final

Nesta fase, os membros da Comissão farão uma avaliação final dos trabalhos
a eles designados. Para isso, cada membro receberá: 1) todas as revisões feitas
para o trabalho; 2) a compilação das revisões; 3) os comentários do autor; e
4) a ficha de avaliação final do trabalho.

Você deverá votar se estes trabalhos serão aceitos ou não no SIBGRAPI.

Critérios de nota para a avaliação dos trabalhos:

- Trabalhos com nota média acima de 3 provavelemente devem ser aceitos.
- Trabalhos com nota média abaixo de 2, em geral, devem ser rejeitados.
- Trabalhos com nota média entre 2 e 3 devem ser analisados com cuidado.

Aspectos importantes a considerar quando tomar a sua decisão final:

- Verifique se o trabalho recebeu notas discrepantes. Isso pode significar
uma revisão equivocada.
- Considere as observações dos autores. Veja se os argumentos apresentados
são suficientemente fortes para reverter o resultado da revisão inicial.

5 - Envio das Avaliações

Preencha a ficha de avaliação final de cada trabalho que lhe foi designado
e a envie por correio eletronico para o Presidente da Comissão.

LEMBRE-SE QUE O CRONOGRAMA É BASTANTE APERTADO E VOCÊ NAO PODE ATRASAR!