Uma Metodologia para Posicionamento de Prédios em Terrenos Acidentados






JULIO GUIDO OLIVEIRA MILITÃO
www.lia.ufc.br/~militao/new

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Rio de Janeiro, 6 de Novembro de 1996.




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APRESENTAÇÃO

Dissertação apresentada ao Departamento de Informática da PUC-RJ como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ciências em Informática.

Este trabalho é dedicado a Jéssica e Luis Eugênio, Gabriel e Victor.



AGRADECIMENTOS



As instituições abaixo contribuíram de maneira decisiva para a conclusão deste documento. Quero agradecer principalmente às pessoas que me acolheram e forneceram subsídios para que eu alcançasse o meu objetivo.
Algumas pessoas também se tornaram peças fundamentais para tornar este trabalho uma realidade: E, principalmente, a DEUS.



RESUMO

A necessidade de ferramentas que auxiliem no Planejamento Urbano e Monitoramento da Infraestrutura Básica é conseqüência do crescimento desordenado das cidades. O uso de Computação Gráfica permite a implementação destas ferramentas em plataformas computacionais de baixo custo e com alto grau de interatividade e precisão.

A dissertação implementa uma ferramenta (SYSTER) que realiza o posicionamento visual de prédios em terrenos. O SYSTER modela o terreno e os objetos a posicionar e, usando ferramentas gráficas, permite um assentamento destes objetos no terreno. Na atual versão os objetos suportados de assentar no terreno são as edificações e os acessos.

As representações adotadas para os diversos objetos da cena são distintas. As edificações são sólidos representados (por simplicidade), por prismas, os acessos por poligonais com espessura e o terreno é modelado por uma malha poliédrica representada com auxílio de uma estrutura de dados topológica. Um algoritmo de combinação dos modelos é apresentado. Em decorrência desta combinação, alguns dados numéricos, referentes a volume enterrado e área ocupada, são fornecidos.

Como ferramentas auxiliares, disponibilizamos um visualizador tridimensional e um editor de objetos. A vizualização 3D é necessária para permitir que o usuário possa explorar melhor a cena. O editor permite a criação dos objetos dentro do próprio sistema.



ABSTRACT


As a consequence of the widespread urban growth there is considerable demand for tools that provide support for planning and monitoring urban conglomerates and their infrastructure. The intensive use of Computer Graphics techniques has made it possible to develop tools capable of operating in low cost platforms with high degree of interactivity and precision.

This dissertation presents SYSTER - a visual tool for positioning buildings on terrain surfaces. SYSTER uses appropriate models for the terrain and the objects to be positioned and provides graphical tools for positioning these objects. The current version supports positioning buildings and roads.

Distinct representations are adopted for each type of object. Buildings are solids which are represented, for simplicity, by prisms; roads are seen as thick polygonal lines; terrain surfaces are represented by poliedrical surfaces stored in a topological data structure. An algorithm for combining the different models is provided. Numerical data resulting from this combination - such as the area taken by the buildings and the buried volume of each building - is produced.

As auxiliary tools, we have provided an object editor and a 3-dimensional viewer. The editor allows defining and editing, within the system, the objects to be positioned. The viewer is necessary for better scene exploration.

ÍNDICE


Julio Guido Oliveira Militão
Thu Aug 8 15:25:46 EST 1996